Psicologia
Pós-graduação em Comportamento Humano e Neurociência
Sobre o Curso de Pós-graduação em Comportamento Humano e Neurociência
Em um mundo onde compreender a mente humana é o maior diferencial competitivo, profissionais que dominam a intersecção entre comportamento e neurociência não são apenas valorizados – eles são indispensáveis. A Pós-graduação em Comportamento Humano e Neurociência foi meticulosamente desenhada para ser essa ponte definitiva entre o conhecimento empírico e a ciência de ponta. Aqui, você não apenas estuda teorias; você adquire a capacidade de decifrar os gatilhos por trás das decisões, otimizar processos e liderar com uma profundidade de análise incomparável, transformando-se em uma autoridade em sua área.
Ao concluir este curso, você não receberá apenas um certificado. Você emergirá como um profissional de vanguarda, apto a desenvolver estratégias mais eficazes, influenciar positivamente equipes e clientes, e antecipar tendências com base em evidências científicas sólidas. Este é o investimento que separa os profissionais que seguem padrões daqueles que os criam. É o seu passaporte para posições de maior destaque, projetos de maior impacto e uma carreira com propósito e reconhecimento. Dê o passo decisivo para se tornar a autoridade que o mercado procura. Sua jornada para o topo do conhecimento em comportamento humano começa agora.
Para quem é este curso
Este curso foi desenhado para psicólogos, psiquiatras, médicos e profissionais da saúde que sentem a necessidade de ir além das abordagens tradicionais para compreender a mente humana. Se você busca aprofundar seus diagnósticos, potencializar a eficácia de suas intervenções e basear sua prática clínica nas mais recentes e concretas descobertas sobre o cérebro, aqui você encontrará o conhecimento que conecta a teoria à neurobiologia do comportamento.
A pós-graduação também é ideal para líderes, gestores de RH, educadores, coaches e profissionais de marketing que já entenderam que decifrar o comportamento humano é o maior diferencial competitivo da atualidade. Se o seu objetivo é desenvolver equipes de alta performance, otimizar processos de aprendizagem, criar estratégias de comunicação mais assertivas ou inovar em sua área com base em dados científicos, este curso fornecerá as ferramentas para você se destacar e gerar resultados tangíveis.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Fisiologia Humana | 60h
Estudo do mecanismo de funcionamento de todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Princípios físicos do sistema biológico e a biofísica da água, soluções e membranas. Equilíbrio ácido básico. Organização funcional do corpo humano e o controle do meio interno da fisiologia das membranas, contração e excitação da musculatura esquelética. Contração e excitação do músculo liso, o músculo cardíaco, excitação rítmica do coração, o eletrocardiograma normal, circulação sanguínea, respiração e endocrinologia. Processos fisiológicos básicos. Mecanismos de regulação dos: sistema renal e líquido corporais; sistema nervoso; sistema digestivo; sistema cardiorrespiratório; sistema endócrino e reprodutor, sistema sensorial.
Neuroanatomia | 40h
Esta disciplina oferece um estudo detalhado da anatomia do sistema nervoso central e periférico. Serão abordados temas como a estrutura e função do cérebro, medula espinhal, nervos e tratos neurais, bem como os mecanismos neuronais subjacentes ao comportamento e às funções cognitivas. A disciplina também explora as bases anatômicas das principais patologias neurológicas e a relação entre neuroanatomia e neurofisiologia.
Ciências Neurológicas e Neurociência Cognitiva | 60h
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada das ciências neurológicas e das neurociências cognitivas, abordando os fundamentos do sistema nervoso, a classificação estrutural e funcional das células nervosas, o sistema sensorial e motor, as funções cognitivas superiores e os mecanismos de plasticidade cerebral.
Aspectos Neurológicos das Desordens Neuroquímicas | 40h
A disciplina tem como objetivo introduzir os aspectos neuroquímicos relacionados aos sistemas nervoso central e periférico, bem como o papel desses sistemas na função neurológica; abordar a química dos neurotransmissores, suas vias de sinalização, e como desequilíbrios neuroquímicos podem contribuir para distúrbios neurológicos e transtornos mentais.
Neurociências do Comportamento | 60h
Estudo dos fundamentos neurobiológicos que sustentam os comportamentos humanos e suas interações com processos cognitivos, afetivos e sociais. Compreensão da estrutura e funcionamento do sistema nervoso, dos mecanismos de percepção, emoção, motivação, aprendizagem e tomada de decisão. Análise do papel dos neurotransmissores, plasticidade neural e desenvolvimento cerebral em diferentes fases da vida. Abordagem integrativa entre neurociência, psicologia e ciências do comportamento, com ênfase em aplicações clínicas, educacionais e organizacionais.
Psicologia do Desenvolvimento | 40h
Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Análise do Comportamento: Princípios Básicos | 60h
A disciplina explora o histórico e os conceitos introdutórios da Ciência do Comportamento, bem como o conceito de variáveis que influenciam o comportamento. Faz uma introdução à Análise Funcional do Comportamento, abordando aspectos como: comportamento operante (público e privado); tríplice contingência; reforço e extinção operante; controle aversivo do comportamento e punição. Além disso, introduz os três componentes da Análise do Comportamento: Behaviorismo Radical (BR), Análise Experimental do Comportamento (AEC); Análise do Comportamento Aplicada (ABA), e descreve o histórico e as dimensões da Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Processos Cognitivos e Aprendizagem | 40h
Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Comportamento Humano e Neurociência
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 958,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 287,04