Educação
Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial
Sobre a Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial
A Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial visa desenvolver nos alunos uma visão atualizada e ampla da educação especial no contexto do atendimento educacional especializado.
O foco é prover habilidades e competências nos profissionais que atuam, ou pretendem atuar, na área da educação especial, promovendo o trabalho de sensibilização da comunidade escolar como um todo, conscientizando sobre a importância da inclusão escolar para a formação dos alunos com necessidades especiais.
Através de uma matriz curricular elaborada por disciplinas formativas e práticas, o curso tem como missão proporcionar e desenvolver nos alunos, os conhecimentos necessários para uma formação integral e coesa para a atuação na educação especial com enfoque na inclusão.
O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar no curso você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Deficiência Física e Mobilidade Reduzida | 60H
Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; acessibilidade; barreiras; paralisia cerebral; distrofias musculares; lesões medulares (congênitas e adquiridas); a deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem. Prática pedagógica em Deficiência Física: A inclusão de crianças com deficiência física. Projeto Pedagógico da Escola. Adaptações Curriculares. Procedimentos de Ensino e Avaliação. Avaliação de Alunos com Deficiência Motora. Adaptações Necessárias. Orientação e Mobilidade / Autonomia e Independência.
2. Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira | 40H
Concepção de Deficiência Visual, definição, classificação e causas da Deficiência Visual. Breve histórico sobre a Deficiência Visual no Brasil e no mundo. A aprendizagem da criança com deficiência visual. O Braile e s+40uas características. O deficiente visual nos dias de hoje.
3. Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação | 60H
Capacidades e talentos: conhecendo a superdotação. Caracterização dos tipos de educandos com altas habilidades / superdotação. Conceito dos termos alunos com altas habilidades / superdotados. Traços comuns do alunado que apresenta altas habilidades / superdotação. Identificação da superdotação na escola, família e sociedade. Modelo de sondagem inicial para a identificação da superdotação. Indicadores para observação em sala de aula. Escola inclusiva. Na classe regular heterogênea.
4. Práticas de Ensino em Deficiência Auditiva | 40H
Apresentar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na perspectiva da educação inclusiva e da educação bilíngue, priorizando o desenvolvimento dos alunos e o processo de aprendizagem. Exemplificar práticas pedagógicas para o ensino do Deficiente auditivo na escola. As disciplinas escolares e a relação do processo de ensino e aprendizagem entre o surdo e o ouvinte.
5. Deficiências Múltiplas e Surdocegueira | 40H
Apresentar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na perspect
6. Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais | 60H
Dilemas e controvérsias. As definições no contexto da escola. Cegueira. Deficiência auditiva. Deficiências físicas. Deficiências mentais. Crianças superdotadas. Capacidade intelectual geral. Aptidão acadêmica específica. Capacidade psicomotora.
7. Tecnologia Assistiva | 40H
Mobiliário. Equipamentos. Softwares. Cursos de capacitação. Sugestões de sites relacionados aos recursos de acessibilidade ao computador.
8. Docência no Ensino Superior | 40H
Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.
9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.
Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
de R$ 958,80
por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
Investimento
de R$ 958,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 958,80 por R$ 478,80
em até 12x sem juros de R$ 39,90
de R$ 958,80 por R$ 383,04
de R$ 958,80 por R$ 478,80