Educação

Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial

Sobre a Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial

 

O curso de Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial se fundamenta na formação de profissionais capacitados para uma prática pedagógica inovadora e eficaz, voltada à organização da educação especial inclusiva. As instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, necessitam, com urgência, de profissionais que dominem os contextos educacionais inclusivos e estejam preparados para enfrentar os desafios contemporâneos.

 

A Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial capacita os educadores a promoverem ambientes de aprendizagem acessíveis e inclusivos, garantindo assim que os alunos tenham oportunidades iguais de desenvolvimento acadêmico e pessoal. Além disso, ao abordar questões contemporâneas, como tecnologias assistivas, esse curso prepara os profissionais para enfrentar os desafios dinâmicos do cenário educacional atual e propiciar uma sociedade mais justa e inclusiva. Nesse contexto, o objetivo desse curso é capacitar o profissional para refletir e elaborar propostas educacionais que sejam fundamentadas nos conceitos, princípios e valores de uma escola inclusiva.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Deficiência Física e Mobilidade Reduzida | 60H

Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; acessibilidade; barreiras; paralisia cerebral; distrofias musculares; lesões medulares (congênitas e adquiridas); a deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem. Prática pedagógica em Deficiência Física: A inclusão de crianças com deficiência física. Projeto Pedagógico da Escola. Adaptações Curriculares. Procedimentos de Ensino e Avaliação. Avaliação de Alunos com Deficiência Motora. Adaptações Necessárias. Orientação e Mobilidade / Autonomia e Independência.

 

2. Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira | 40H

Concepção de Deficiência Visual, definição, classificação e causas da Deficiência Visual. Breve histórico sobre a Deficiência Visual no Brasil e no mundo. A aprendizagem da criança com deficiência visual. O Braile e s+40uas características.

 

3. Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação | 60H

Capacidades e talentos: conhecendo a superdotação. Caracterização dos tipos de educandos com altas habilidades / superdotação. Conceito dos termos alunos com altas habilidades / superdotados. Traços comuns do alunado que apresenta altas habilidades / superdotação. Identificação da superdotação na escola, família e sociedade. Modelo de sondagem inicial para a identificação da superdotação. Indicadores para observação em sala de aula. Escola inclusiva. Na classe regular heterogênea.

 

4. Práticas de Ensino em Deficiência Auditiva | 40H

Apresentar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na perspectiva da educação inclusiva e da educação bilíngue, priorizando o desenvolvimento dos alunos e o processo de aprendizagem. Exemplificar práticas pedagógicas para o ensino do Deficiente auditivo na escola. As disciplinas escolares e a relação do processo de ensino e aprendizagem entre o surdo e o ouvinte.

 

5. Deficiências Múltiplas e Surdocegueira | 40H

Contexto histórico da educação de surdocegos. Conceitos, definições, aspectos legais da surdocegueira. Acessibilidade e inclusão. Patologias causadoras de surdocegueira. A educação de surdocegos. Comunicação, linguagem e pensamento. Surdocegueira pré/pós-simbólica.

 

6. Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais | 60H

Dilemas e controvérsias. As definições no contexto da escola. Cegueira. Deficiência auditiva. Deficiências físicas. Deficiências mentais. Crianças superdotadas. Capacidade intelectual geral. Aptidão acadêmica específica. Capacidade psicomotora.

 

7. Tecnologia Assistiva | 40H

Mobiliário. Equipamentos. Softwares. Cursos de capacitação. Sugestões de sites relacionados aos recursos de acessibilidade ao computador.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40H

Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.

 

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Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial

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Conclusão mínima de 4 meses

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