Educação
Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento
Sobre o Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento
Em um mundo onde a capacidade de ler e interpretar a realidade define o futuro, o educador especialista em Alfabetização e Letramento é o pilar fundamental de toda a jornada do conhecimento. A Pós-graduação em Alfabetização e Letramento foi meticulosamente desenhada para ser a resposta definitiva aos desafios contemporâneos da sala de aula. Este não é apenas um curso, é a sua capacitação para transformar vidas de maneira eficaz e profunda. Prepare-se para dominar as estratégias pedagógicas mais inovadoras e se tornar uma verdadeira autoridade no processo de formação de leitores competentes e cidadãos críticos.
Ao concluir esta pós-graduação, você não receberá apenas um certificado, mas sim um passaporte para um novo patamar em sua carreira. Estará qualificado para assumir posições de liderança, consultoria pedagógica e se destacar em processos seletivos e concursos públicos. Encare este curso como o investimento mais estratégico que você pode fazer em seu futuro profissional — um passo decisivo que ampliará suas oportunidades e, acima de tudo, potencializará sua capacidade de fazer a diferença.
Para quem é este curso
Este curso foi desenhado para você, pedagogo, professor da Educação Infantil e dos anos iniciais, coordenador pedagógico ou psicopedagogo, que vivencia diariamente o desafio e a responsabilidade de guiar os primeiros passos de uma criança no universo da leitura e da escrita. Se você busca superar as dificuldades de turmas heterogêneas, anseia por estratégias inovadoras que realmente funcionem e quer se sentir mais seguro e preparado para diagnosticar e intervir nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, esta especialização é o seu próximo passo.
A pós-graduação também é ideal para profissionais graduados em Letras, Fonoaudiologia e outras licenciaturas que desejam aprofundar seus conhecimentos ou fazer uma transição de carreira segura para a área da alfabetização. Se seu objetivo é se atualizar com as metodologias mais eficazes, alinhar sua prática às novas diretrizes e, acima de tudo, se tornar um profissional de referência capaz de transformar realidades através do letramento, você encontrou o lugar certo para impulsionar sua carreira e seu impacto.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Psicologia da Aprendizagem | 40h
Origem da psicologia moderna. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita | 40h
Processo de aquisição da linguagem. Fonologia e morfologia. Sintaxe, semântica e pragmática. Distúrbios de linguagem oral. Produção e interpretação textual. Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Elementos para interpretação textual. Distúrbios da linguagem escrita.
Alfabetização e Letramento | 60h
O conceito de Alfabetização. A prática alfabetizadora e os processos de apropriação da língua escrita. Métodos de alfabetização. Novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e da escrita: a psicogênese da língua escrita. Estratégias de leitura. Letramento. A linguagem lúdica da criança em relação a sua classe social.
A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais | 40h
Estudo do panorama histórico da infância e da educação infantil, com ênfase na perspectiva de Buenaventura (1998) e nas transformações socioculturais ao longo dos séculos. Análise das principais concepções de criança, desenvolvimento e aprendizagem, com base em teóricos como Jean Piaget e Lev Vygotsky. Reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, abordando os diferentes níveis conceituais da escrita, consciência fonológica, alfabetização e letramento. Discussão acerca do currículo e dos documentos oficiais (DCNEI, BNCC e PNA) que norteiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Comunicação e Linguagem | 40h
Este componente curricular visa preparar o estudante ou profissional de comunicação e áreas afins, a ler e interpretar textos em língua portuguesa, compreendendo as dicotomias linguísticas e estabelecendo relações textuais, contextuais e intertextuais, aplicando tais conhecimentos na geração de habilidades nos vários contextos em que a linguagem se faz necessária.
Didática | 40h
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais
Literatura Infantojuvenil | 40h
Conceito e aspectos históricos da literatura infanto-juvenil. Características das obras e subgêneros literários. A literatura na formação da criança e do adolescente. A literatura na escola. O professor como contador de histórias. Abordagens educacionais da literatura infantil na escola: técnicas e métodos de ensino favoráveis à formação do leitor. A biblioteca escolar.
Avaliação da Aprendizagem | 40h
Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 958,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 287,04