Saúde

Pós-graduação em ABA - Análise Comportamental Aplicada ao Autismo

Sobre a Pós-graduação em ABA - Análise Comportamental Aplicada ao Autismo

 

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência fundamentada em práticas baseada em evidências. Ao ter como foco a solução de problemas socialmente relevantes, a ABA dispõe de diversos métodos e procedimentos para a avaliação e intervenção comportamental. No contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa ciência é especialmente relevante, pois contribui no desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e outras habilidades essenciais, além de diminuir comportamentos inadequados, promovendo uma melhora significativa na qualidade de vida dessas pessoas.

 

O curso de pós-graduação em ABA - Análise Comportamental Aplicada ao Autismo possibilita ao aluno adquirir competências e conhecimentos relacionados à ABA aplicada ao TEA. Para isso, dispõe de uma grade disciplinar que compreende os princípios básicos da análise do comportamento, as características do TEA, as particularidades da avaliação, do planejamento de intervenções e dos procedimentos de ensino no autismo, bem como o ensino de habilidades básicas, sociais e acadêmicas, entre outras que servirão de suporte para facilitar a aprendizagem de todos os alunos.

 

A pós-graduação em ABA - Análise Comportamental Aplicada ao Autismo é fundamental para profissionais que desejam não apenas adquirir conhecimento sobre essa ciência e o autismo, mas proporcionar às pessoas com TEA um tratamento diferencial, com foco em aumentar as chances de resultados efetivos.

 

O público-alvo do curso de pós-graduação em ABA - Análise Comportamental Aplicada ao Autismo inclui profissionais da área da educação e da saúde, egressos de licenciaturas, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais de áreas afins. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar na pós-graduação, é necessário ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Análise do Comportamento: Princípios Básicos

A disciplina explora o histórico e os conceitos introdutórios da Ciência do Comportamento, bem como o conceito de variáveis que influenciam o comportamento. Faz uma introdução à Análise Funcional do Comportamento, abordando aspectos como: comportamento operante (público e privado); tríplice contingência; reforço e extinção operante; controle aversivo do comportamento e punição. Além disso, introduz os três componentes da Análise do Comportamento: Behaviorismo Radical (BR), Análise Experimental do Comportamento (AEC); Análise do Comportamento Aplicada (ABA), e descreve o histórico e as dimensões da Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

2. TEA - Transtorno do Espectro Autista

Essa disciplina tem como objetivo apresentar o processo histórico do TEA, abordando também sua etiologia. As características e o diagnóstico, assim como o funcionamento do cérebro são aspectos essenciais na compreensão dos indivíduos com TEA. Tendo isso como base, destaca-se questões como a inclusão social e legislação referente ao TEA. O conjunto dessas temáticas permite ao aluno ter uma visão mais ampla sobre o autismo.

 

3. Avaliação e Planejamento de Intervenções no Autismo

Esta disciplina apresenta os métodos de avaliação e intervenção no comportamento de indivíduos com autismo, explorando técnicas tanto indiretas (como entrevistas e escalas) quanto diretas (análises descritivas e funcionais) da análise do comportamento, e a utilização de manuais especializados como o VB-MAPP e o Inventário Portage para avaliação de habilidades. Além disso, trabalha o planejamento de intervenções individualizadas, definindo objetivos a curto, médio e longo prazo, explorando métodos de medição do comportamento, fundamentais para monitorar e ajustar as intervenções.

 

4. Procedimentos de Ensino no Autismo

Nesta disciplina são explorados os principais procedimentos de ensino em ABA, como o ensino por tentativas discretas e estratégias de ensino naturalísticas com foco no ensino incidental, modelagem e modelação. Para cada procedimento, são apresentadas as características e demonstrada a eficácia para o ensino das pessoas com TEA. A combinação desses procedimentos oferece maiores oportunidades de aprendizado, adequando-se a diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dessas pessoas.

 

5. Ensino de Habilidades Básicas, de Linguagem e de Autocuidado - TEA

Esta disciplina discute a intervenção no Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), explorando o ensino de habilidades básicas para o desenvolvimento infantil, as quais incluem atenção, imitação, linguagem receptiva e expressiva, e habilidades pré-acadêmicas. São abordadas também as habilidades de linguagem, como mando, ecoico, tato, intraverbal, textual e transcrição, e as habilidades relacionadas ao autocuidado, como alimentação e higiene pessoal.

 

6. Ensino de Habilidades Sociais - TEA

A disciplina aborda a intervenção no Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), considerando estratégias para aprimorar as habilidades de comunicação e de linguagem. Para isso, são explorados diferentes instrumentos práticos, como ABA, PECS e TEACCH.

 

7. Ensino de Habilidades Acadêmicas - TEA

Esta disciplina, ao considerar a intervenção no Transtorno do Espectro Autista (TEA) pela Análise do Comportamento Aplicada (ABA), trabalha o modelo de equivalência de estímulos, o qual favorece o ensino de leitura e escrita, e ensino da matemática.

 

8. Docência do Ensino Superior

Esta disciplina visa fornecer aos alunos os fundamentos teóricos e práticos necessários para o exercício da docência no ensino superior. Será abordado um panorama histórico das instituições de ensino superior no Brasil, além de explorar a finalidade do ensino superior e as diversas tendências pedagógicas que influenciam a docência. Serão discutidos métodos de ensino, estratégias e ferramentas de ensino, ambientes virtuais de aprendizagem, planejamento de disciplina e avaliação de alunos

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica

Esta disciplina tem como objetivo fornecer aos alunos as bases teóricas e práticas para a condução de pesquisas científicas no âmbito do ensino superior, abordando as etapas de construção, desenvolvimento e análise de pesquisa científica. Serão discutidos diversos tipos de pesquisa, métodos, técnicas de coleta e análise de dados, assim como a aplicação de tecnologias de informação e comunicação na pesquisa.

 

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